O que é SINIR?
O Sistema Nacional de Informações Sobre a Gestão de Resíduos Sólidos – SINIR representa mais uma ação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que em sua última versão, traz a possibilidade de utilizar dados e informações gerais dos planos de resíduos sólidos a nível nacional, estadual e municipal, como: produção, geração, disposição e armazenamento.
O Sistema está instituído no Art. 71. do Decreto nº 7.404/10 e atualmente sob coordenação e articulação do Ministério do Meio Ambiente. As tratativas relacionadas aos resíduos sólidos no Brasil vem evoluindo ao longo do tempo e, não obstante, o SNIR está entre as inovações que contribuem para o avanço deste processo.
Outra novidade da Política Naconal de Resíduos Sólidos (PNRS) divulgado pelo IBAMA é o Painel de Geração de Resíduos no Brasil CONFIRA!
A coleta de dados do Sistema está atrelado a diversas fontes, entre elas: Cadastro Nacional de Operadores de Resíduos Perigosos, Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais, Cadastro Técnico Federal de Atividades, órgãos públicos competentes para a elaboração dos planos de resíduos sólidos, demais sistemas de informações que compõem o Sistema Nacional de Informações sobre Meio Ambiente – SINIMA e pelo Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico – SINISA.
Em resumo, o TÍTULO VIII do Decreto nº 7.404/10 define que o Sistema Nacional de Informações Sobre a Gestão de Resíduos Sólidos – SINIR tem por finalidade:
- A coleta e a sistematização de dados ;
- A classificação de informações de acordo com a sua importância e confidencialidade;
- A disponibilização de indicadores, estatísticas e outros tipos de informações;
- O monitoramento, fiscalização e avaliação dos resultados;
- Informar a sociedade sobre as atividades realizadas na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos;
- Disponibilizar periodicamente à sociedade o diagnóstico da situação dos resíduos sólidos no Brasil, por meio do Inventário Nacional de Resíduos Sólidos;
- Integração de dados das esferas federal, estadual e municipal.
PRECISANDO ATUALIZAR SEU CTF/APP? CONTE COM O GRUPO QD
Benefícios e usabilidade do SINIR
A integração dos dados é um recurso diferenciado do novo Sistema e o torna benéfico, uma vez que as informações disponibilizadas na plataforma poderão ser utilizadas de diversas formas em busca da melhor gestão e gerenciamento de resíduos sólidos. No que diz respeito à esfera municipal, a população poderá ter acesso à informações sobre existência, abrangência e metas associadas à coleta seletiva local, possibilidade de identificar problemas comuns em municípios próximos e despertar para a necessidade de união dessas localidades para enfrentamento de problemas em comum, além da identificação de áreas contaminadas e de áreas favoráveis para disposição final de resíduos.
A nível estadual, a consulta à base de dados do SNIR permite que organizações públicas e/ou privadas tracem metas para a eliminação de áreas contaminadas regionais, que instituições desenvolvam planos de negócios visando o aproveitamento energético dos gases gerados nos aterros sanitários (lixões), o desdobramento de medidas de incentivo para gestão regionalizada e a elaboração de propostas de incentivo à formação de consórcio públicos de resíduos sólidos.
Diante disso, o SINIR será cada vez mais utilizado por cidadãos brasileiros que estão em busca de informações diversas sobre o assunto de resíduos sólidos. Por fim, percebe-se que a consulta ao banco de dados do SNIR poderá desenvolver, de certa forma, a gestão e gerenciamento de resíduos sólidos no Brasil.
Quer saber mais? Acesse nossos conteúdos:
- Guia de Utilização Mineração: saiba como solicitar, vantagens e prazos
- Gerenciamento de Resíduos Sólidos
- Áreas Contaminadas: Investigação Confirmatória de Passivo Ambiental
- Gerenciamento de Áreas Contaminadas: Avaliação de Passivo Ambiental
- Passivo ambiental: saiba o que é, exemplos e levantamentos para investigação
- Unidades de Conservação (UC’s)