Os CBERS buscam, a cada satélite ou família de satélite, assegurar aos usuários a continuidade no fornecimento de dados de uma certa classe de características presentes anteriormente, de tal forma que seus trabalhos e atividades possam ter continuidade com os diversos satélites da série.
Porém, também buscam-se para cada satélite, aprimoramentos na qualidade em geral e no sistema de bordo, além de melhorias e avanços na concepção e características das cargas úteis. Veja abaixo as inovações implementadas nos CBERS ao longo do tempo:
Outro benefícios do CBERS- 04a
- Sol-sincronicidade – assegura a uniformidade de iluminação durante o imageamento, pois o ângulo entre o plano da órbita e a linha que une o centro da Terra ao Sol é mantido constante durante toda a missão.
- Circularidade da Órbita – mantém a regularidade na escala do imageamento, fazendo com que objetos da cena em quaisquer posições da órbita sejam inter comparáveis em suas dimensões
- Hora local para cruzamento do equador fixa em 10:30h – estabelece uma relação de compromisso entre um valor satisfatório de irradiância solar, contraste entre alvos, e presença de nuvens.
- Repetição do ciclo em 31 dias – assegura ao usuário uma regularidade previsível de aquisição de imagens e também um recobrimento potencial de quase todo o globo, com exceção dos polos.
Entenda o histórico do programa China- Brazil Earth Resources Satellite (CBERS)
A urgência de observação da Terra de forma sistemática, em larga escala e de forma repetitiva, a necessidade de regularidade de abastecimento e disponibilidade de dados e, territórios extensos com diversas fisionomias, levaram o Brasil e a China a estabelecer um programa de desenvolvimento de satélites de sensoriamento remoto, que teve início em 1998. Inicialmente, as atribuições de responsabilidade acerca de construção, lançamento e operação era dividida em 70% para a China e 30% para o Brasil. Contudo, a partir do desenvolvimento dos CBERS-3 e 4, o Brasil ganhou espaço no acordo e a partição passou a ser equitativa.
Além de uma grande conquista para o Brasil, todas essa vantagens e inovações dos CBERS com as imagens captadas por esse satélite, trarão diversos benefícios para diferentes estudos ambientais.
CLIQUE AQUI E SAIBA O PASSO A PASSO PARA ADQUIRIR AS IMAGENS DO SATÉLITE CBERS-04A GRATUITAMENTE
GOSTOU? ENTÃO COMPARTILHE ESSE POST COM SEUS AMIGOS, COLEGAS DE PROFISSÃO E AMANTES DE GEOTECNOLOGIAS.
APROVEITE E CONFIRA OS NOSSOS OUTROS CONTEÚDOS!