O Painel da Geração de Resíduos no Brasil é a novidade lançada pelo IBAMA para consulta, aquisição e processamento de dados sobre a geração de resíduos sólidos.

No final de maio de 2020, o Ibama lançou uma ferramenta on-line que permite consultar dados sobre a geração de resíduos sólidos não urbanos em todo o território nacional. Produzido com base em informações de mais de 60 mil empresas, obtidas desde 2012 e disponíveis no Relatório de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais (RAPP), o Painel da Geração de Resíduos no Brasil pode ser acessado neste link.

A ferramenta permite a busca de informações por localização, atividade produtiva, tipo de resíduo gerado e pelo CNPJ das empresas declarantes. Segundo o Ibama, também é possível personalizar consultas e gerar gráficos, mapas e tabelas que ilustra o cenário de geração de resíduos sólidos não urbanos das empresas inscritas no Cadastro Técnico Federal (CTF/APP).

PRECISANDO ATUALIZAR SEU CTF/APP? CONTE COM O GRUPO QD

A caracterização dos resíduos por meio da Lista Brasileira de Resíduos Sólidos proporciona a identificação dos processos produtivos em que esses resíduos foram gerados, assim como sua classificação de periculosidade. O Painel permite ainda consultar os endereços de 1.949 pontos de coleta de pneus inservíveis, que se encontram distribuídos por 998 municípios de todas as unidades da federação.

O painel foi concebido pela Coordenação de Controle de Resíduos e Emissões, vinculada à Diretoria de Qualidade Ambiental do Ibama, em parceria com o Departamento de Gestão Estratégica do Ministério do Meio Ambiente, por meio da equipe da Coordenação Geral de Gestão de Informações sobre o Meio Ambiente (CGGI). Ele reflete o esforço institucional para promover a publicidade e transparência de dados e informações que possam contribuir com a gestão pública e incentivar o controle social.

Fonte: Ibama (https://www.ibama.gov.br/)

GOSTOU? ENTÃO COMPARTILHE ESSE POST COM SEUS AMIGOS, COLEGAS DE PROFISSÃO E AMANTES DE GEOTECNOLOGIAS.

Rolar para cima