A gestão ambiental é definida pela administração do uso de recursos naturais, de modo a promover sua preservação, conservação e regularização junto aos órgãos ambientais competentes
A Conferência de Estocolmo em 1972, organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi o primeiro grande evento mundial onde foram discutidos questões ambientais e representou um marco na história de preservação ao meio ambiente. Desde então, o desenvolvimento sustentável está ganhando cada vez mais espaço em empresas e indústrias, já que, um número crescente da sociedade têm cobrado por produtos e marcas que se preocupam com a sustentabilidade e redução de impactos no meio ambiente.
Essa preocupação ambiental refletiu diretamente no aumento de vagas de emprego relacionadas ao gerenciamento ambiental dentro de organizações privadas. Apesar de não existir a obrigatoriedade das organizações em manter esse setor, muitas delas – a depender de sua atuação, devem seguir as normas ambientais vigentes para exercer legalmente suas atividades.
Objetivo e importância da gestão ambiental
O trabalho de gestão ambiental tem como objetivo promover uma maior compreensão, organização e planejamento das ações de uma empresa ou indústria sobre os impactos de suas atividades no meio ambiente. Os benefícios em investir no sistema de gestão ambiental são diversos e entre eles estão:
- evitar penalidades, infrações e paralização das atividades devido ao descumprimento de regras ambientais;
- valorização da marca;
- proporcionam vantagens competitivas no mercado;
- redução de custos devido ao menor desperdício.
Além desses fatores, as decisões no âmbito ambiental, quando sustentadas em um trabalho de gestão, promovem a redução dos impactos ao meio ambiente e o fortalecimento do desenvolvimento sustentável. Dentre os benefícios, essas ações contribuem para a erradicação do uso excessivo de recursos naturais, prevenção da poluição do ar, água e solo e a diminuição na geração de resíduos.
Como fazer a gestão ambiental
É recomendável que a gestão ambiental se desenvolva por profissionais habilitados, seja por uma empresa de consultoria ambiental ou por uma equipe de meio ambiente da própria organização. Dessa forma, o gestor ambiental pode ser considerado o administrador do meio ambiente, que dentre as suas funções, estão o acompanhamento de processos de regularização ambiental, desenvolvimento de ações de preservação, conservação e exploração sustentável dos recursos naturais.
Para implementar a gestão ambiental em uma organização, é necessário mapear as atividades desenvolvidas e identificar os possíveis impactos ambientais relacionadas à operação da atividade. Além disso, é importante criar soluções para minimizar os impactos, estabelecer uma política ambiental interna, divulgar externamente as ações realizadas, definir metas ambientais e investir em profissionais ou em uma consultoria ambiental.
Contar com a gestão ambiental, independente do porte ou atividade desenvolvida por uma empresa, contribui para uma imagem positiva da marca perante a sociedade, melhores resultados e a redução de possíveis prejuízos decorrentes de impactos ambientais.
Como está o envolvimento da sua empresa com as questões ambientais ? A Qualitydata pode proporcionar excelência no atendimento às demandas ambientais da sua empresa. Venha fazer parte do nosso time!
- Programa de Regularização Ambiental de Minas Gerais (PRA): o que é, benefícios e áreas alvo para recuperação
- Gerenciamento de Resíduos Sólidos
- Áreas Contaminadas: Investigação Confirmatória de Passivo Ambiental
- Gerenciamento de Áreas Contaminadas: Avaliação de Passivo Ambiental
- Passivo ambiental: saiba o que é, exemplos e levantamentos para investigação
- Unidades de Conservação (UC’s)